M U L T I C U L T U R A S. C O M

 

Atividades anteriores:

Bem vindo ao Site do CENTRO DE ESTUDOS ASIÁTICOS

O Centro de Estudos Asiáticos foi criado para:
 

  • promover cursos e seminários sobre línguas e culturas das nações asiáticas em Lisboa (PT) de 1996 a 2000;
  • organizar conferências e colóquios com especialistas nacionais e estrangeiros;
  • constituir uma biblioteca especializada no seu campo de estudos.

Hoje o CEA é um ponto de encontro virtual entre asiatistas, indólogos e sinólogos de vários países. Parte da sua biblioteca está no Centro de Estudos Asiáticos filiado na UFMG, Belo Horizonte, BRASIL, que é parte da Red de Investigación Iberoamericana en Estudios de Asia Oriental (REDIAO).

 

HISTÓRIA DO

O CEA foi fundado a 16 de Abril de 1996 a fim de dinamizar o intercâmbio cultural entre os universitários de língua portuguesa (professores, investigadores e estudantes) e os seus colegas de todos os países asiáticos, quer daqueles que mais antigas relações históricas têm com o mundo lusófono, quer dos que até hoje têm permanecido distantes e menos conhecidos - e que é tarefa do CEA tornar familiares à comunidade académica de língua portuguesa. Para esse fim o CEA promoveu o estudo linguístico, histórico, artístico, filosófico, antropológico e económico da globalidade das nações asiáticas, com o apoio de universidades asiáticas, de scholars de origem asiática oriundos da diápora, de autoridades educativas dos respectivos governos e de missões diplomáticas.
As suas actividades são vocacionadas para o ensino e para a investigação científica, embora tenha também divulgado as culturas orientais para o público em geral através da exibição de documentários e filmes evocativos da história e actualidade dos povos asiáticos, das suas tradições religiosas, musicais e literárias. A extensão do seu programa cultural consistiu na organização de conferências e exposições documentais acompanhadas de espectáculos de dança e música. Promoveu entre alunos universitários a elaboração de homepages sobre culturas asiáticas e proporcionou a sua divulgação on-line. É um dos mais antigos centros do seu género em língua portuguesa numa especialidade académica mundialmente florescente e cada vez mais dinâmica. Em 1998/1999 foi lançado o Curso de Pós-Graduação em Estudos Asiáticos, concebido para alunos de Relações Internacionais, Economia, Humanidades e Direito. Após dois anos de experiência o curso deu lugar, no ano lectivo de 2000/2001, ao Curso de Pós-Graduação em Multiculturalismo (co-organizado com o Centro de Estudos Multiculturais e um curso de Licenciatura em Relações Internacionais, integrando docentes de várias universidades), visando habilitar os formandos para a gestão das relações interculturais.
 Nos anos seguintes o CEA deu continuidade a este curso de pós-graduação sem descurar alguns projectos especificamente asiáticos, como a Semanas da Cultura Chinesa, que decorreu, com assinalável sucesso, em Novembro de 2002. Para apoiar as suas actividades de docência e de investigação científica o CEA constituiu uma importante biblioteca especializada, agora integrada nas bibliotecas de estudos indianos e de estudos orientais da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e que constitui já um valioso acervo para o estudo das culturas asiáticas, sendo especialmente rica em material multimédia sobre a cultura indiana e em métodos audiovisuais para o ensino de línguas orientais (mandarim e hindi).

Prossiga para o site de Multiculturalismo, ou visite o índice deste site:

Apresentação do Centro de Estudos Asiáticos


Escreva para multiculturas@gmail.com
Atualização: 12 09 2014

Outros sites em MULTICULTURAS.COM:
Estudos Angolanos - Projeto INTI - Projeto romenos em Lisboa

 Pós-Graduados em ensino de Português língua estrangeira pelo Centro de Estudos Multiculturais
 Trabalhos dos Pós-Graduados